Distópica Galeria de Arte apresenta
EN PT

Arte Felicidade | Conversas com artistas e fazedores de cultura do bairro Jardim Felicidade, em Belo Horizonte

Liliane Rosa

Arte Felicidade | Conversas com artistas e fazedores de cultura do bairro Jardim Felicidade, em Belo Horizonte

Curadoria: Raphael Ferreira

Apresentação

Resultado do projeto Arte Felicidade, aprovado no ano de 2022, no Edital Descentra da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da cidade de Belo Horizonte, este catálogo apresenta artistas e trabalhadores da cultura do bairro Jardim Felicidade, em Belo Horizonte. Um território periférico potente, atravessado por inúmeros desafios e cuja história está intimamente ligada à luta por moradia. 

 

O Jardim Felicidade abriga diversos sujeitos que encontram nas artes e na cultura uma possibilidade de expressão de si, da realidade e de tudo aquilo que consideram valioso. Sujeitos que, individual ou coletivamente, contribuem com o desenvolvimento do bairro a partir do exercício de suas artes e ofícios.

 

Estatuto Curatorial

ARTE, AFETOS E ETNOGRAFIA 

 

Qual é o poder da arte no tempo em que vivemos? A arte, que em um determinado momento da história já foi dotada de poderes mágicos, de aura, se transformou junto à sociedade da qual faz parte. Assim como anunciado pelo crítico e ensaísta Walter Benjamin, uma arte inicialmente vinculada a objetos sagrados se tornou mercadoria. Tal mercadoria, de simples objeto, se transformou em ideias, processos, relações, experiências. A arte expandiu suas possibilidades e, para ser legitimada, passou a depender de sua inserção no que o crítico e filósofo Arthur Danto definiu como “Mundo da Arte”.

 

O “Mundo da Arte” absorve diversas linguagens e, por vezes, causa estranhamentos, mas ainda se mostra como um meio restrito a poucos, de difícil acesso a artistas de territórios periféricos, portanto, a busca de espaços alternativos e de políticas públicas de fomento são de extrema importância para o surgimento de novos nomes e a existência dos que lutam por um lugar ao sol. Espaços digitais, como a internet, se tornam locais de resistência, nos quais a arte pode ser produzida, exposta e consumida por públicos diversos. A partir desse contexto, a Distópica Galeria de Arte, uma galeria de artes digitais concebida a fim de ser um “ponto de respiro” para as artes, apresenta a exposição Arte Felicidade – Conversas com Artistas e Fazedores de Cultura do Bairro Jardim Felicidade, em Belo Horizonte, de Liliane Rosa.

 

Liliane Rosa aproxima arte e vida ao abordar a alteridade, isto é, “o outro”, por meio de uma pesquisa com artistas do bairro Jardim Felicidade, território periférico da cidade de Belo Horizonte, no qual a luta e a resistência são elementos constitutivos das identidades locais. A interdisciplinaridade entre a arte e a sociologia retrata algo que, na arte contemporânea, o crítico e historiador Hal Foster define como “artista etnógrafo”. Liliane Rosa desempenha esse papel a partir de sua formação em Ciências Sociais e seus afetos que derivam de suas vivências como professora da rede estadual de ensino, na região situada no território que lhe serve de objeto de pesquisa, o bairro Jardim Felicidade. Com legitimidade e afeto, Liliane supera barreiras e mostra por meio de imagens e textos, a realidade de artistas que, assim como ela, lutam para oferecer ao mundo a verdade que bate em seus corações: a arte e a cultura.

 

Raphael Ferreira

Curador

Liliane Rosa

Liliane Rosa

Liliane da Conceição Rosa da Silva nasceu em Belo Horizonte, em 1985. Tem formação em Ciências Sociais, área na qual atua como professora da rede estadual de Minas Gerais. Na cultura, trabalha com o desenvolvimento de projetos, enquanto no campo das artes, se interessa pelas fronteiras entre a arte e a sociologia. A escrita, a fotografia e o audiovisual são linguagens que permeiam suas obras, ao visitar temáticas que envolvem educação, memória e tempo.

 

Role a página para acessar a exposição bidimensional (2D)

Catálogo

Clique aqui para acessar o catálogo da exposição ArteFelicidade .

Livro Arte Felicidade (Versão Flipbook Interativo)

Clique aqui para acessar o livro do projeto  ArteFelicidade em versão interativa.

Distópica Galeria de Arte
contato@distopica.com.br