Distópica Galeria de Arte apresenta
EN PT
Pós-verdade - Fragmentos de fatos à revelia |por Raphael Ferreira

Arte-educação

Pós-dicionário

Se os termos “pós”, podem indicar situações onde ideias são superadas, na pós-verdade uma situação onde a verdade não mais importa, a alteração indiscriminada do sentido das palavras nos leva a criar um repositório aleatório de termos intitulado “pós-dicionário”. A ideia de um pós-dicionário é a reunião de palavras já conhecidas com significados que cada pessoa dá ao seu modo, desconectadas de um contexto. E podemos ir além, criar palavras nunca antes ouvidas, utilizar de inteligências artificiais generativas para colaborar com nossa imaginação. Um diciónário pós-digital, pós-humano, extensões do corpo de formas lúdicas, devaneios.

As gírias e dialetos de certa forma já cumprem esta função, são atos de resistência, subversões da linguagem, mas ainda sim são compreendidas por determinados grupos e subculturas. Um pós-dicionário carrega outro sentido, o de não ter sentido. Uma inteligência coletiva contraditória, individualista, incompreensível onde os significados perdem sua função. 

Vamos criar um dicionário coletivo a partir desse contexto de deslocamento do sentido original das palavras? Uma babel onde a polissemia será aleatória e desconectada da realidade: 

1 – Escolha uma palavra que lhe agrade,se preferir  invente uma nova de sua cabeça, ou  crie em chatbots, até mesmo em sites com IAs generativas

2 – Procure o significado desta palavra em um dicionário de sua preferência  ou use IAs generativas para criar significados aleatórios, descontextualizados

3 – Associe palavras e significados de forma randômica, de maneira artesanal ou digital em colaboração com  IAs de sua preferência

4 – Poste a palavra e o significado no formulário abaixo


O acervo será atualizado por nossa equipe de moderação e disponibilizado aqui no pós-dicionário.

Meu nicho, meus fatos

Pense em algum assunto da atualidade. Imagine como você gostaria de contá-lo ao mundo, em especial às pessoas do seu círculo de amigos, seus familiares com os quais você tem mais afinidade. 

Se autoproclame jornalista e escreva uma matéria sobre o assunto escolhido. Acrescente termos do pós-dicionário, adicione uma imagem ao seu gosto, compartilhe em suas redes sociais e veja as reações. 

Diga que é arte, se autoproclame artista, você já é parte desta exposição.  

Compartilhe, curta, comente, reposte, baixe, siga, compre, faça o pré-save!