Em tempos do hype das inteligências artificiais generativas, podemos observar novas formas de criação de arte revolucionando o mercado da economia criativa e impactando diretamente o cotidiano de artistas e criadores ao redor do globo. Asism como impactam o meio artístico, as IAs generativas mudam o cotidiano de pessoas comuns, seja na utilização de assistentes virtuais para tarefas diárias, seja na disseminação de notícias falsas em redes sociais. Utópicas ou distópicas, as IAs são um universo de possibilidades que devemos desbravar para usufruir de seus benefícios e combater seus obstáculos.
Se na arte, o ato da criação dependia unicamente de habilidades manuais, a história da arte nos mostrou que uma obra pode se desmaterializar em uma simples ideia. Hoje temos um cenário no qual ideias e palavras carregam um enorme poder transformador, através da utilização das IAs generativas. Um simples comando de texto abre possibilidades para que novos mundos apareçam diante de nossos sentidos. Um texto, uma conversa, uma imagem, um vídeo, uma locução, uma canção são amostras do poder da colaboração entre humanos e máquinas na era das IAs.
O projeto AI É NÓS! surge como uma inciativa de aproximação da juventude da cidade de Belo Horizonte/MG, com as possibilidades criativas de inteligências artificiais generativas.
Programado para ocorrer durante o ano de 2025, o projeto conta com o apoio do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte – Edital Multilinguagens e acontece nos centros culturais públicos da capital mineira.
Ao final do curso será realizada uma mostra com as obras produzidas pelos alunos, que ficarão expostas em uma exposição de longa duração, aqui na Distópica Galeria de Arte.
Em breve, as inscrições serão abertas ao público.
Bora fazer parte dessa jornada pelo fantástico mundo das inteligências artificiais generativas!!